sábado, 24 de dezembro de 2016

Jesus vai nascer!!!


Para este Natal fiz este presépio. Utilizei um tronco de árvore para representar a gruta e coloquei-o numa "cama" feita de raminhos de vide. Com rolhas de cortiça fiz o corpo das figuras, com bolas de madeira fiz a cabeça de Maria e de José com um botão a cara do Menino Jesus. Enrolei os corpos de Maria e José em lã para fazer as suas vestes. Com arame dourado fiz as auréolas. No topo da gruta colei uma espécie de pinha pintada com glitter dourado.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Feliz Natal!!!

Para desejar um Feliz Natal elaborei este postal. Utilizei papel reciclado para a base. Nele colei um ramo de vide dobrado para formar a cabana e com outros raminhos fiz a manjedoura e coloquei um arbusto ao lado da cabana. Com sementes de plátano representei Jesus, Maria e José, fiz as auréolas em papel dourado e com um pauzinho de vide o cajado de José. No topo da cabana colei uma folha de árvore para representar a estrela, que abrilhantei com glitter dourada. Rematei com vários pedaços de líquen para representar a natureza envolvente.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Jesus, Maria, José

Para desejar um Feliz Natal fica mais uma ideia de um postal. 
Em cartolina branca colámos dois raminhos de árvore para representar a gruta. Depois, com tinta cenográfica azul, verde e amarela pintámos o céu, a terra e o interior da gruta. Depois de seco colámos estrelinhas douradas no céu e no topo da gruta colocámos líquen seco e uma estrela. Utilizámos sementes de plátano / Acer para representar Jesus, Maria e José. A manjedoura foi feita com raminhos de vide. No final completámos com auréolas de papel dourado.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Com uma mão fiz uma árvore!

Para desejar as boas festas elaborámos este postal. Utilizámos para a base cartolina branca e nela estampámos a nossa mão pintada com tinta cenográfica verde.  Nela colámos botões de várias cores para representar as bolas, um pau de canela para o tronco e uma estrela feita em cartolina amarela. Com caneta de feltro desenhámos dois presentes para completar o postal.

sábado, 17 de dezembro de 2016

De sementes nasceu uma árvore...


Decorámos um saco de papel para colocar o presente de Natal. Utilizámos um saco em papel pardo e nele colámos várias sementes de abóbora pintadas de verde para representar a copa do pinheiro. Colámos ainda sementes pintadas de amarelo para a estrela, um pau de canela para o tronco do pinheiro e cartolina cor de laranja para criar o vaso. Rematámos com brilhantes de várias cores colados na copa da árvore.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Bolinhas de Natal

Criámos mais um postal para enviar os desejos de um Feliz Natal. 
Com cartolina branca fez-se a base do postal e nele colámos botões de várias cores de forma a representar bolas de Natal. Completámos o postal desenhando a fita e o laço onde as bolas estão penduradas.  

sábado, 10 de dezembro de 2016

Árvore de Natal com Pai Natal dentro...


Para levarmos um presente de Natal para casa embrulhámos um Pai Natal de chocolate num pano de cozinha, em forma triangular para representar uma árvore. Atámo-la com um fio dourado e neste pendurámos círculos de cartolina colorida para representar as bolas e no topo da árvore uma estrela em papel dourado. Assim foi 2 em 1, uma prenda para a mãe e outra para nós.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Coroa de botões!

Neste postal utilizámos cartolina branca para a base e caneta de feltro verde para fazer a esquadria. Colámos botões verdes para fazer a coroa e rematámos com um laço vermelho. Nos cantos colámos ainda botões vermelhos.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Um anjo vindo do céu...


Rasgámos folhas de revistas usadas em tons azuis para fazer o fundo deste trabalho. 
Usámos folhas de revista usada em tons de lilás e cor de rosa, que dobrámos em forma de leque para fazer as asas e o vestido do anjo. Utilizámos uma bolinha de esferovite para a cara do anjo e nela colámos dois olhinhos de mexer, uns cabelinhos e uma auréola. Com sementes de abóbora pintadas de amarelo fizemos a estrela polar, com um furador em forma de estrela e cartolina amarela fizemos as outras duas.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Cucu estou aqui!!!

Fiz outro postal para desejar Boas Festas. Utilizei cartolina branca para a base, nela colei feltro verde para representar a relva, paus de espetada para representar os troncos e a cerca, um pau de canela para a árvore maior, triângulos de EVA verde brilhante para a copa dos pinheiros e estrelas vermelhas nas pontas. Atrás da árvore colei um raminho de vide para criar uma rena, que completei com dois olhinhos de mexer, um pionese vermelho para o nariz e uma boca.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Com nós se fez uma árvore...

Resolvemos decorar um saco para colocar um presente de Natal. 
Utilizámos uma colher de plástico transparente para o suporte da árvore. À volta do cabo atámos pequenas tiras de feltro verde claro e escuro para formar a copa e na colher colámos brilhantes dourados para criar a estrela. O tronco foi feito com um pau de canela. Decorámos a árvore com brilhantes de várias cores.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Árvore de Natal em botão!

Eis outra ideia de postal para o Natal. 
Para a base utilizei uma cartolina branca e nela colei botões em tons de verde para fazer a copa do pinheiro e castanhos para o tronco. 

domingo, 27 de novembro de 2016

Árvore de Natal aos retalhos...

De folhas de revistas usadas rasgámos pedaços em tons de castanho para fazer o fundo do trabalho. Com a tesoura recortámos tiras de papel em tons de verde para representar os ramos do pinheiro. Em papel cor de laranja rasgámos o vaso. No final decorámos a árvore com sementes de abóbora pintadas de várias cores.

sábado, 26 de novembro de 2016

Estou pronta para puxar o trenó!


Por falarmos nas renas que vão puxar o trenó do Pai Natal, resolvemos fazer este trabalho. Numa folha de música antiga colámos a cara, as orelhas e as hastes da rena, feitas de papel que aproveitámos de um saco de papel usado. Colámos dois olhinhos que mexem e uma bola de esferovite pintada de vermelho no nariz. Em EVA verde recortámos folhinhas para criar uma espécie de azevinho e rematámos com dois botões vermelhos.

sábado, 19 de novembro de 2016

Está quase, está quase...a chegar o Natal!


Eis uma ideia de um postal para enviar no Natal. 
Com cartolina branca fiz a base do postal. Cortei pedacinhos de feltro em dois tons de verde que colei em forma de árvore. Com um pau de canela fiz o tronco da árvore e com botões dourados decorei a árvore. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Outono em círculos!


Numa cartolina castanha colámos um pedaço de papel crepe castanho enrolado de forma a representar o tronco da árvore. Em folhas de revistas usadas recortámos círculos de várias cores que colámos para representar as folhas da copa da árvore.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Caixinha para as castanhas!

O magusto é já amanhã, por isso resolvemos decorar uma caixa para colocar castanhas. 
Revestimos uma caixa de Pringles com papel de lustro castanho. Recortámos em papel bege a cara, onde colámos dois olhinhos de mexer e desenhámos uma boca, o nariz e as pestanas. Em trapilho verde fizemos umas tranças que também servem de alça, nas suas extremidades colocámos dois lacinhos amarelos. Na tampa colámos um pompom verde e a imagem de uma castanha para representar um ouriço. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Rasgos de fogueira!

Elaborámos este trabalho a propósito do magusto que se aproxima. 
Numa folha de papel colámos pedaços de textos de revistas usadas para fazer o fundo da fogueira. Para a lenha rasgámos pedaços em tons de castanho e para as labaredas em tons de laranja, vermelho e amarelo.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Já arde a fogueira...


Mais uma ideia para representar uma fogueira para o magusto. 
Para a base do trabalho utilizámos cartão de um caixote usado. Enrolámos papel crepe castanho para fazer a lenha. Para as labaredas utilizámos folhas de papel A4 vermelho, laranja e em dois tons de amarelo recortadas em quadrados e depois dobradas em preguinhas como se vê na imagem. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Quentinhas e boas!!!

Como está a chegar o dia de S. Martinho resolvemos fazer uma fogueira. Recortámos tiras em tons laranja, vermelho e amarelo, tendo depois colado as pontas de cada tira de forma a criar uma espécie de gota. Todas as pontas ficaram voltadas para o centro da fogueira, deixando-se a parte arredondada para o exterior. Por baixo da fogueira colámos espátulas de madeira e dentro colocámos castanhas. 

sábado, 5 de novembro de 2016

Pedaços de Outono!


Resolvemos criar uma árvore de outono. De revistas usadas, rasgámos pedaços de papel em tons de verde para representar a relva, em tons de azul para criar o céu, em tons de fogo (amarelo, laranja e vermelho) para reproduzir as folhas e em tons castanho para fazer o tronco e os ramos da árvore.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

É hoje! É hoje... o Dia das Bruxas!

Para enfeitar a porta no Halloween fiz esta coroa. 
Cortei em tiras um saco de serapilheira de plástico branco, que atei em volta de um arco. Com papel cor de laranja cortado em círculos e colados uns contra os outros fiz duas abóboras que completei com um pau de canela para representar o talo e com limpa cachimbo e uma folha de papel verde para simular a rama/folha. Para a vassoura da bruxa utilizei um tronco de uma árvore e sementes secas. Fiz o chapéu da bruxa com cartolina preta e os cabelos com lã.

domingo, 30 de outubro de 2016

Hihihihi... aí vou eu!!!


Por estar a chegar o Dia das Bruxas fizemos desenhos alusivos ao tema em pratos de papel.

sábado, 29 de outubro de 2016

O namoro das aranhas...



Porque estamos na época do Halloween e um dos animais relacionados com esta é a aranha, resolvemos fazer este trabalho. Com uma folha de papel A4 branca dobrada em várias partes e recortada como se vê na imagem, fizemos a teia que colámos num pedaço de cartolina azul. Cortámos uma bola de esferovite a meio e pintámo-la com marcadores pretos de modo a criar o corpo das aranhas. Para as patas utilizámos fio de lã e colámos dois olhinhos de mexer.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Abóbora quadrada!

Mais uma ideia para embrulhar as doçuras para o Halloween.
Coloquei rebuçados numa caixa quadrada que depois embrulhei em papel cor de laranja. Colei um pau de canela para representar o pé da abóbora, enrolei nele um limpa-cachimbo verde e um laço de cetim verde. 

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Laço de bruxa!

Mais uma sugestão de um embrulho para as doçuras do Halloween. Coloquei as doçuras dentro de uma caixa que embrulhei em papel de jornal. Com fita de cetim amarela às pintinhas fiz um laço. Nas pontas colei duas botas feitas de cartolina preta e na parte superior do laço colei um chapéu de bruxa. Utilizei brilhantes para colar nas botas e no chapéu. Coloquei ainda uma vassoura feita com um pau de espetada e raminhos de árvore. 

terça-feira, 25 de outubro de 2016

A bruxa desdentada...


A propósito do Dia das Bruxas resolvemos fazer uma. Pintámos com lápis de cor a cabeça e o chapéu de uma bruxa. No final colámos dois olhos que mexem e vários feijões brancos e pretos para representar os dentes da bruxa. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Aranha doce!

Para oferecer doçuras às crianças no Halloween fiz este embrulho/aranha. 
Coloquei rebuçados em papel de jornal e atei com uma corda para formar a cabeça e o corpo da aranha. Por baixo do corpo da aranha colei um círculo de cartolina. Neste, com cola quente, colei raminhos de árvore para fazer as patas da aranha.

sábado, 22 de outubro de 2016

Um ouriço com óculos...

Resolvemos criar um ouriço com óculos. De revistas usadas, rasgámos pedaços de papel em tons de verde para representar a relva, em tons de laranja para fazer a fruta, em bege para a cara e em castanho para o focinho. Recortámos pequenos triângulos em tons de castanho para os espinhos e recortámos da cara de uma pessoa uns óculos e colámos dois olhinhos de mexer.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Um doce Halloween

Para oferecer doçuras às crianças no dia do Halloween elaborei esta bota-caixa. Para isso utilizei uma caixa de Pringles vazia que forrei com papel às riscas para representar as meias da bruxa. Utilizei também cartolina preta para fazer a bota. Para rematar recortei uma fivela em papel autocolante dourado. No final foi só encher de doces. 

sábado, 15 de outubro de 2016

Comer cenouras faz bem!!!


A propósito do Dia da Alimentação conversámos acerca dos benefícios dos legumes, nomeadamente da cenoura, o que nos motivou a fazer este trabalho. 
Com tinta cenográfica laranja pintámos a planta de um pé que estampámos num pedaço de cartolina branca, tendo depois recortado em volta do pé estampado. Recortámos tirinhas em cartolina verde para representar a rama da cenoura.