segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Uma estrela de Natal...

Inspirada na natureza fiz um postal com uma estrela de Natal. 
Para a base utilizei um pedaço de cartolina branca e nela colei uma folha de árvore seca em tons outonais que apanhei no jardim. Com uma fitinha dourada fiz um laço no caule da folha. Em papel dourado recortei duas tirinhas. Com cola glitter dourada fiz pintinhas, dourei a folha e escrevi Feliz Natal.

domingo, 29 de novembro de 2015

O Natal está a chegar...

Porque o Natal está quase a chegar fiz este postal. Para a base utilizei uma cartolina branca, com tirinhas de cartolina borrachada verde brilhante fiz a esquadria do postal. Colei um vaso de madeira e fiz o pinheiro de Natal com tiras de papel de fantasia verde às florinhas cor de rosa. No final enfeitei o pinheiro com círculos e uma estrela recortados em papel dourado.

Casaquinho, gorro e carapins de bebé (10)

Com lã para bebé azul tricotei um casaquinho, um gorro e dois carapins de bebé!

sábado, 28 de novembro de 2015

No bosque vai o Capuchinho Vermelho...


Depois de termos explorado a história do "Capuchinho Vermelho" fizemos este registo. 
Numa folha branca A4 estampámos as palmas das nossas mãos ligeiramente sobrepostas com tinta cenográfica vermelha, para representar a capinha do Capuchinho. Com cartolina fizemos o vestido, as pernas e os braços da menina. Com canetas de feltro e lápis de cor desenhámos as árvores, as flores, a relva e a cara do Capuchinho. Com papel crepe verde fizemos bolinhas que colámos para representar a copa das árvores. 

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Dançar nas nuvens...



Depois de ter contado a história "Dançar nas nuvens" às crianças elaborámos este trabalho. 
Numa cartolina colámos várias caixas forradas com folhas de papel A4 coloridas para representar as casas. Nelas colámos portas e janelas, fizemos os telhados com cartão forrado com papel de lustro castanho. Para criar o chão recortámos pedaços de uma folha de papel A4 verde e para as nuvens utilizámos algodão. Com um pau de espetada fizemos as escadas. As personagens da história que colocámos no trabalho foram desenhadas pelas próprias crianças. 

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Na natureza nada se perde, tudo se transforma....

Para aproveitarmos as aparas dos lápis de cor elaborámos este trabalho. 
Com as aparas fizemos a copa das árvores, o sol, as nuvens, os espinhos dos ouriços-cacheiros e a parte de cima do cogumelo. Com canetas de feltro desenhámos o tronco das árvores, as maçãs, a relva do chão e o focinho dos ouriços.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O Outono continua...

Numa cartolina verde colámos pedacinhos de papel de lustro castanho para formar o tronco das árvores. Para a copa colámos folhas de Outono secas que recolhemos na natureza. Fizemos o sol com massinhas. Para representar o chão colámos musgo seco e algumas bolotas. Fizemos um ouriço com folhinhas secas de abeto, um focinho e um olhinho.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Era um ouriço e uma ouriça...

Numa folha branca colámos uma tira de cartolina canelada bege para representar a terra. Colámos dois ramos de árvore para criar os troncos, e papel crepe enrolado para a copa das árvores e torcido para as nuvens. Dobrámos papel de lustro castanho em leque para o corpo dos ouriços, e cartolina bege para o focinho. No final colámos dois olhinhos de mexer, fizemos os narizes com uma semente e desenhámos as bocas. Por fim colámos bolotas que lembram o outono.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Viva o S. Martinho!


Hoje, dia de S. Martinho, fizemos um magusto na nossa escola. No recreio fizemos uma fogueira com caruma para assar as castanhas. Depois dentro da sala de atividades resolvemos fazer o registo da fogueira. Para representar a caruma recortámos tirinhas de cartolina canelada bege e colámo-las sobrepostas. De uma revista usada recortámos castanhas que colámos na fogueira. Para representar o labaredas recortámos tirinhas em papel de lustro laranja, vermelho e amarelo e colámo-lo no trabalho.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Malinha porta castanhas!

Fizemos esta saquinha para meter castanhas no dia de S. Martinho. 
Utilizámos cartolina branca para fazer duas castanhas que agrafámos, deixando uma abertura semicircular na parte da frente. Com uma castanha cortada a meio e tinta cenográfica castanha estampámos o padrão da imagem. Utilizámos ráfia para a barbinha da castanha e lã castanha para a alça. 

domingo, 8 de novembro de 2015

A senhora castanha!

Para o dia de S. Martinho resolvemos criar uma senhora castanha!
Em cartolina branca desenhámos uma castanha com dois olhos. Por cima colocámos outra castanha da mesma dimensão, mas feita em cartolina castanha e duas aberturas para os olhos, e uma boca vermelha. Entre as duas castanhas colocámos dois braços feitos de cartolina castanha clara e prendemo-los com ataches. Para o cabelinho da castanha utilizámos lã castanha.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Chapéu para o verão de S. Martinho

Para as crianças usarem no dia de S. Martinho decorei chapéus de palha. 
Em cartão fiz duas castanhas e com papel de veludo castanho forrei a parte superior de cada uma delas. Em cartolina borrachada EVA amarela fiz os laços e em vermelha os lábios. No final colei dois olhinhos de mexer e com rafia fiz os "cabelinhos" da castanha.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Saquinha a menina castanha!


 Fizemos uma saquinha para colocar as castanhas do magusto. 
Em cartolina esponjada recortámos duas formas de castanha, que cosemos uma na outra com lã castanha. Na parte da frente da saquinha colámos dois olhinhos de mexer, uma boca em papel autocolante de veludo vermelho e desenhámos um nariz com marcador castanho. No final fizemos uma alça com fio de farrapo vermelho.

domingo, 1 de novembro de 2015

Ainda anda uma fantasma à solta...!


Preparámos uma abóbora para fazer uma lanterna de Halloween e aproveitámos as suas sementes, depois de lavadas e secas, para criar este fantasminha. 
Numa cartolina preta colámos muitas sementes de abóbora na forma do fantasma, com cartolina preta fizemos a boca e os óculos, colámos uns olhinhos de mexer e pintámos uns dentes na boca com tinta branca.