sábado, 31 de outubro de 2015

Metade de 8 são 4 aranhas!

 Adivinha
 Havia uma casa com oito cantos, cada canto tinha uma aranha e cada aranha via sete aranhas. Quantas aranhas tinha a casa?
(ver resposta no final)



Depois de explorarmos a adivinha acima descrita elaborámos este trabalho. 
Com plasticina preta modelámos várias aranhas, fazendo uma bola para o corpo e vários rolinhos para as patas. Para representar os olhos utilizámos feijão frade. Numa folha de papel desenhámos uma teia de aranha com lápis de carvão. No final pousámos as 4 aranhas a passear na teia. 
(Resposta à adivinha: oito aranhas)

Sou o menino-aranha!


 Para criar uma menino-aranha para o dia de Halloween criei este "chapéu". 
Pintei uma bola de esferovite com tinta preta e nela colei dois olhos que mexem e uma boca recortada em cartolina branca. Em cartolina borrachada/EVA preta fiz várias tiras para criar as patas da aranha e o suporte para a cabeça.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Ó Bruxa, ó Bruxa, ó Bruxa...

  Canção
"Ó Bruxa, ó Bruxa, ó Bruxa"

Ó Bruxa, ó Bruxa, ó Bruxa
Eu sei que tu és feia
Mas tens uma vassoura
Onde o teu gato passeia. 

 Ó Bruxa, ó Bruxa, ó Bruxa
Gostamos de ti assim
Quando vens à nossa escola
Pregas partidas sem fim.
 


Para oferecer doces no Dia das Bruxas elaborámos uma caixa-vassoura de Bruxa. 
Para o cabo utilizámos um rolo de cartão que forrámos com papel de lustro castanho. Para fazer a escova da vassoura utilizámos cartão canelado de um caixote velho que recortámos em tirinhas. Enrolámos o rectângulo de cartolina à volta do rolo e atámo-lo com um pedaço de corda. Enchemos o cabo da vassoura com rebuçados. 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A teia!!!


Numa folha de papel branco desenhei os traços principais da teia com um lápis e uma régua. Depois cada criança desenhou os fiozinhos da teia de cada segmento. Com uma rolha de cortiça e tinta cenográfica preta estampámos o corpo das aranhas e com caneta de feltro preta desenhámos as patas e a cabeça da aranha. 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Como embrulhar doçuras para o Haloween...


Para oferecer doçuras às crianças no Dia de Halloween coloquei-as dentro de uma caixa que embrulhei com uma folha de papel branco. Na face superior do embrulho desenhei uma teia de aranha com cola tipo Peligon. Depois espalhei purpurinas sobre a caixa e sacudi-a de forma a revelar a teia. Com um fio de lã preto fiz um novelo para criar o corpo da aranha e deixei 4 pontas de cada lado para fazer as patas. No final colei dois olhinhos de mexer. 

domingo, 25 de outubro de 2015

Doce fantasma!


Para oferecer uma doçura no dia do Halloween fizemos uns fantasminhas. 
Embrulhámos um chupa-chupa num guardanapo de papel e atámo-lo com uma linha, no final desenhámos os olhos e a boca com uma caneta de feltro preta. 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Procura na roda o que podes comer!


Para celebrarmos o Dia Mundial da Alimentação resolvemos criar uma roda dos alimentos na sala de atividades. Numa cartolina branca recortámos um círculo para representar a roda. Nele colámos massa para o dividir em sete secções. De revistas usadas recortámos os alimentos que compõem a roda dos alimentos e dividimo-los pelos sete grupos, colando-os na respectiva divisão. No centro da roda colámos uma garrafa de água. Em cartolina cor de laranja, branca e preta recortámos letras para escrever "Roda dos alimentos, vamos comer bem!". 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Floresta no Outono

Para a base do trabalho utilizámos folhas de revista usada que colámos numa cartolina. 
Colámos dois pedaços de casca de pinheiro para representar o tronco das árvores e para a copa utilizámos musgo seco que recolhemos na floresta. 
Para criar os cogumelos, a relva, o sol e as nuvens utilizámos forminhas de papel. 

sábado, 10 de outubro de 2015

Grande festa das Maçãs!



Depois de contar e explorar a história "Grande festa das Maçãs" elaborámos este trabalho. 
Numa cartolina branca colámos um tronco e raminhos que apanhámos no jardim. Partimos uma maçã ao meio e pintámos cada metade com tinta cenográfica vermelha. Depois estampámos as metades de maçã na copa da árvore e no chão. Com um rolo de papel higiénico e tinta cenográfica verde estampámos as folhinhas. No final pintámos a ponta do dedo indicador com tinta castanha e estampámo-la para representar o pezinho da maçã.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Palmadinhas ao ouriço!


Numa folha de papel branca desenhámos e pintámos a cara e as patas de um ouriço. Na cara colámos dois olhinhos de mexer. Pintámos as palmas das mãos com tinta cenográfica castanha e estampámo-las à volta da cara e das patinhas formando o corpo do ouriço.

domingo, 4 de outubro de 2015

Que pérolas de uvas!!!!!

Elaborei este postal para desejar umas boas vindimas, para isso utilizei um retângulo de cartolina de fantasia. Para formar o cacho de uvas colei pequenas pérolas verdes representando os bagos de uvas e um pequeno raminho de árvore; em cartolina borrachada brilhante recortei uma folha.

sábado, 3 de outubro de 2015

São verdes as uvas!


 Numa folha de papel branco colámos um pauzinho que apanhámos no jardim. Depois com formas verdes fizemos os bagos do cacho de uvas. Para rematar utilizámos três quadrados recortados de uma folha de revista usada em tons de castanho que dobrámos em leque. Colámo-los junto uns dos outros formando a parra do cacho.