sexta-feira, 30 de maio de 2014

A Casinha de Chocolate

 Baseados na história "A Casinha de Chocolate" 
resolvemos construir uma caixa-casinha para o Dia da Criança:


Para isso utilizámos uma caixa de Pringles vazia que revestimos com papel de veludo autocolante castanho. Com cartolina vermelha fizemos o telhado. Para a porta e para a janela utilizámos cartolina castanha e os vidros da janela foram feitos com papel de prata. Com cartolina castanha fizemos o vaso, com cartolina verde uma trepadeira e uma planta para o vaso. Com um furador em forma de flor fizemos muitas florinhas amarelas que colámos na trepadeira e no vaso. No centro de cada flor colámos um pequeno diamante e depois colámos uma pequena joaninha no pé da trepadeira. No final enchemos a casinha com guloseimas para as crianças se deliciarem no seu dia!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Casaquinho e carapins de bebé (5)

Com lã para bebé roxa tricotei este casaquinho e com lã matizada os carapins.

domingo, 25 de maio de 2014

Não importa a tua raça, não importa a tua cor!!!

Canção 
"Dia da Criança"
Jogar, pular e brincar
Cantar a nossa canção.
Hoje é Dia da Criança (Bis)
É dia de mudança(Bis)
Dia de animação. (Bis)

Refrão
Hoje nós temos um dia,
Dia de muita esperança
Com sonhos e alegria
Pois é Dia da Criança.

Não importa a tua raça,
Não importa a tua cor.
Junta-te a nós neste dia (Bis)
Vem com muita alegria (Bis)
Faz um mundo de amor.(Bis)

(Refrão)

Todos os dias são dias (Bis)
Não é só este dia (Bis)
O Dia da Criança. (Bis)
Cristina Carvalho in Livro "Festividades"
 

Como se aproxima o Dia da Criança aprendemos uma canção relativa ao tema. 
Posteriormente fizemos este trabalho, onde pintámos um círculo com lápis de cor azul e estampámos as nossas mãos pintadas com tinta verde para representar o planeta Terra. À volta deste estampámos com uma esponja círculos de várias cores para representar as diferentes raças e desenhámos o corpo de muitos meninos e meninas, com canetas de feltro e lápis de cor. Com o dedo indicador pintado de rosa e castanho representámos as mãos e os pés dos meninos.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Doces para docinhos!


Para oferecermos um presente no Dia da Criança, utilizámos um copo de papel que forrámos com papel de lustro verde. Nele colámos um malmequer que picotámos em papel branco e amarelo e uma joaninha. Para fechar o copo utilizámos papel crepe vermelho e rematámos com um laço em fita dourada.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Prima Prima Primavera!

 Canção Primavera
Prima... Prima... Primavera
é a estação que traz as flores
e o verde renasce tão lindo
é uma festa cheia de cores
os passarinhos vivem a cantar
e as abelhinhas vão fazendo o mel
as formiguinhas vão se alimentar
cada um faz o seu papel
Das quatros estações do ano
a primavera é a mais querida
pinta toda a natureza
e deixa a vida mais colorida
Das quatros estações do ano
a primavera é a mais querida
pinta toda a natureza
e deixa a vida mais colorida
...



Numa cartolina branca colámos espátulas de madeira para representar o tronco da árvore. Colámos outras espátulas pintadas de verde para os pezinhos das flores. Em cartolina verde recortámos tiras que enrolámos com a ajuda de uma tesoura e que colámos para representar a copa da árvore. Em cartolina de várias cores recortámos círculos, que por sua vez recortámos em espiral para criar as flores. No meio das flores da árvore colámos contas de um colar usado. 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Casaquinho e carapins de bebé (4)

Com lã para bebé roxa tricotei este casaquinho em ponto de meia.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

As pintas das joaninhas!!!


Com a chegada da Primavera aparecem também as joaninhas. Aproveitando este animal como fonte de inspiração, construímos um jogo matemático. Em cartolina branca recortámos círculos onde colámos números até ao 9 de várias cores. Recortámos mais nove círculos que pintámos de vermelho, com um semicírculo preto para representar a cabeça da joaninha. Depois cortámos cada um desses círculos a meio formando dois semicírculos. Em cada círculo onde já tínhamos colado um número prendemos com ataches dois semicírculos com um total de pintas corresponde a cada número.
Agora temos que olhar para a joaninha com as asas fechadas e saber que número é que ela esconde!

domingo, 11 de maio de 2014

Plantei uma árvore!

Com lápis de cor pintámos uma árvore. Nela colámos forminhas de papel recortadas para representar as flores. Junto à árvores desenhámos muitas flores de várias cores.

sábado, 10 de maio de 2014

Encontrei a Primavera!

 
Com lápis de cor castanha pintámos o tronco de uma árvore. Com carimbos em forma de flor e em forma de folhas carimbámos a copa da árvore.

domingo, 4 de maio de 2014

Para as mães que adoram cozinhar!

Para oferecermos um presente no Dia da Mãe, resolvemos pintar um avental. Com canetas para tecido fizemos um desenho no bolso do avental. A educadora escreveu "Adoro-te mamã!!!" e no final colámos várias maçãs recortadas em feltro. 

sábado, 3 de maio de 2014

Cházinho para a mãe!!!



Para oferecermos um presente no Dia da Mãe reutilizámos frasquinhos de vidro que enchemos com vários tipos de chá. Neles colámos um rótulo com o nome e as propriedades de cada chá. Para cada frasco fizemos tampinhas de tecido, previamente pintadas com canetas de tecido. Finalmente rematámos os frasquinhos com fitinhas de cetim!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Saquinhos de alfazema!


Para oferecermos um presente no Dia da Mãe pintámos uns saquinhos de tecido com tinta para tecido. Como enchemos cada saquinho com alfazema, resolvemos desenhar vários pezinhos de alfazema nos saquinhos. No final utilizámos uma fita de cetim amarela para fechar os saquinhos.
Mamã, cheiram tão bem!!!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mamã... recortei amor do meu coração!

Com cartolina lilás fizemos a base de um postal, nele colámos um rectângulo recortado do papel que envolvia um sabonete de alfazema, à volta deste rectângulo criámos uma moldura com palitos de madeira para canapés. Em cartolina cor de rosa recortámos um coração e em feltro branco mais três que colámos no postal. No final colámos uma tesourinha de madeira para completar o postal.